sábado, 12 de novembro de 2011

Governo realiza primeira ‘Ação família’ para parentes de detentos do PB1


Café-da-manhã, sorteios, corte de cabelo, atendimentos médicos e recreação para a criançada. Esses e outros serviços fazem parte da “I Ação Família” que será realizada na Penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1), na Capital. O evento acontece neste domingo, 13, das 9h às 12h. Serão proporcionadas atividades especialmente voltadas para as famílias dos internos, com o objetivo de trazer a família para mais perto dos detentos e do Governo, fortalecendo esse laço.

As ações terão início com uma cerimônia e um café-da-manhã. Para as mães, serão promovidas oficinas de corte de cabelo, penteados de diversas formas, auto-maquiagem e tererê, que é uma forma de penteado afro. Embora esteja previsto para se encerrar às 12h, o evento pode se estender, caso as famílias participem ativamente das ações.

O titular da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Harrison Targino, lembrou que a família é uma das cinco metas de trabalho dentro do programa de ressocialização Cidadania é Liberdade. “Trabalhar com a família é fundamental para a ressocialização do detento. Não se prende uma pessoa sem o refletir esse ato com toda a família, por isso é necessário que a base familiar seja preservada”, ressaltou.

Segundo a gerente de Ressocialização da Seap, Ivanilda Gentle, a ação tem como objetivo proporcionar às famílias dos detentos uma visão diferenciada da realidade do presídio. “Queremos desmistificar para o visitante a ideia de que o presídio é um lugar de tristeza. Pretendemos realizar mais eventos como este, dando oportunidades aos parentes dos reeducandos”, ressalta.

Parceiros – Um supermercado da Capital sorteará cestas básicas e chinelos, assim como preparará uma mesa de café-da-manhã. Outra parceria vem por parte de salão de beleza, que cuidará da beleza dos familiares por meio de cortes de cabelo; já a ONG Anjos do Asfalto vai verificar a pressão arterial e dar orientações, com a distribuição de panfletos educativos e preservativos. Por fim, uma empresa promoverá recreação para a criançada.


Fonte: SECOM-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário